terça-feira, outubro 18, 2005

 
Texto publicado no jornal GIRAPIRA de piracicaba, segunda edição.

O QUE É ARTE?

De acordo com o dicionario Houaiss: “segundo tradição que remonta ao platonismo, habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional”, ou ainda, “o uso dessa habilidade nos diversos campos do pensamento e do conhecimento humano”, ou ainda.” habilidade para fascinar, seduzir ou enganar; ardil, artimanha, astúcia” e ainda muitas outras.
Mas o que é arte pra gente hoje?
Como podemos saber o que considerar realmente como manifestação artística, principalmente no campo das artes plásticas, onde as obras apresentadas hoje em dia em salões, galerias, bienais, são muitas vezes incompreensíveis para o público em geral?
É comum as pessoas ao verem determinadas obras de arte fazerem observações como:
- Isso meu filho faria melhor!
Ora, em alguns casos isso pode até ser verdade, quem sabe você tem um Picasso em casa e não sabe disso?
Ou então o pretenso artista pode se enquadrar naquela terceira definição citada acima.
Mas como podemos, sem cursar uma escola de arte, sem conhecimento algum de história da arte, sem noção do mercado internacional de arte, saber se aquilo que vemos é realmente uma “obra de arte” ou apenas enganação?
Ou talvez uma brincadeira do artista?
Uma crítica?
Ou então uma obra de arte ruim?
Bem, este ponto é especiamente importante.
Muitas vezes nos deparamos com determinados trabalhos, que sendo produto do esforço criativo de artistas profissionais, são realmente obras de arte, mas podem ser boas ou não.
Quem define isso?
Ou melhor, “como” se define isso?
Segundo Renina Katz, numa visita ao Atelier Amarelo, “a boa obra de arte é aquela que levanta o pêlo, arrepia…” seja ela qual for.
Isso depende muito do contexto onde ela se encontra.
Uma tela figurativa como as muitas que temos aqui em Piracicaba, feitas por artistas locais, podem não ter penetração nas galerias de arte da grandes cidades, mas algumas realmente arrepiam e levantam o pêlo.
No entanto, muitas vezes o contrario também acontece, ou seja, trabalhos que vemos em galerias importantes não nos dizem nada, não nos emocinam.
Porem ambas são obras de arte. Ou não.
Fica aqui esta provocação.
A intenção deste artigo é realizar uma conversa com o leitor.
O que é ARTE pra vc?
Respostas para: chico@santoestudiodearte.com.br
Um abraço e até a próxima.

Chico Coelho

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?